As candidaturas a dois novos avisos promovidos pelo GAL Costeiro do Litoral Norte, no âmbito do Programa MAR2030, abrem no próximo dia 7, orientados para apoiar a inovação empresarial na Economia Azul e o desenvolvimento de projetos relacionados com a pesca e a aquicultura, foi anunciado esta quinta-feira pela CIM Alto Minho.
As candidaturas ao ‘Do Mar ao Prato’ e ‘Inovação e Empreendedorismo Azul’ e abrangem as freguesias litorâneas e estuarinas dos concelhos de Valença, Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho refere que os novos avisos integram a execução da Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) do GAL Costeiro do Litoral Norte e “refletem uma visão de desenvolvimento sustentável, assente na valorização das comunidades costeiras, na conservação ambiental e na promoção da identidade marítima do território, incentivando novas dinâmicas económicas e a criação de emprego”.
O aviso ‘Do Mar ao Prato’ (MAR2030-2025-39) visa apoiar projetos que promovam a valorização dos produtos da pesca e do receituário das comunidades piscatórias, a introdução de pescado em cadeias locais como cantinas e restaurantes, circuitos curtos de comercialização e o desenvolvimento de novos produtos alimentares a partir de espécies menos valorizadas. Podem candidatar-se instituições de ensino superior, centros de investigação, autarquias, associações sem fins lucrativos, cooperativas e empresas públicas ou privadas.
Já o aviso ‘Inovação e Empreendedorismo Azul’ (MAR2030-2025-40) destina-se a instituições de ensino superior, empresas e cooperativas. O objetivo é apoiar projetos inovadores, incluindo investigação aplicada, em áreas como energias marítimas renováveis, construção e reparação naval, aquicultura e outros domínios de empreendedorismo, emprego e desenvolvimento económico ligados ao mar.
Os avisos encontram-se publicados no site do GAL Costeiro do Litoral Norte em www.gac.cim-altominho.pt, e as candidaturas podem ser submetidas no Balcão dos Fundos até 30 de abril de 2026.
Recorde-se que, até 30 de setembro deste ano, o GAL Costeiro Litoral Norte já tinha lançado três avisos no âmbito do Programa MAR2030, destinados a apoiar projetos locais inovadores e sustentáveis, com impacto direto nas comunidades costeiras da região.