A vila histórica de Berán, na província de Ourense, promoveu uma iniciativa sócio-cultural no passado domingo com o objectivo de assinalar o ‘Km100’ do Caminho da Geira e dos Arrieiros e a homologação pela Igreja deste itinerário jacobeu que liga Braga a Santiago de Compostela.
O evento teve lugar na área recreativa do Campo da Capela São Roque e consistiu na inauguração de uma escultura que alude à peregrinação e à comarca de ‘O Ribeiro’, da autoria e oferecida por Abdón Fernández, porta-voz da Plataforma Berán no Caminho. Em simultâneo foi ainda apresentado o livro ‘Berán Histórico – Berán Vila Termal no Caminho de Santiago’, da autoria de Adolfo Luís Soto.
O objectivo do encontro passou por “reafirmar a presença de Berán no caminho, como um lugar de referência já que está a 100 km de Santiago, a distância mínima a percorrer a pé para chegar a Compostela”, explica, em nota enviada, Abdón Fernandez, considerando que “estar no mapa do Caminho é mais um impulso sócio económico para as populações da região”.
ENCONTRO DE PEREGRINOS EM JULHO
A Plataforma Berán no Caminho está também a planear um encontro de peregrinos no mês de Julho, que incluirá diversas actividades (a anunciar oportunamente).
“CAMINHO DA GEIRA E DOS ARRIEIROS”
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e pela associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico em 2020 e é um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.
Este percurso destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo tais como a Geira Romana e a Reserva da Biosfera do Gerês/Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam directamente à Catedral de Santiago de Compostela.