A 5ª Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG), que decorre entre 25 de outubro e o final do ano, selecionou 191obras de 94 ilustradores nacionais e internacionais para o Prémio Nacional BIG 2025 e atribuiu o Prémio Carreira BIG à ilustradora Cristina Sampaio.
A diversidade de perfis e as obras selecionadas para esta BIG reforçam “a missão deste evento na divulgação e promoção do diálogo crítico entre ilustradores de várias gerações e expressões artísticas”.
“O corpo artístico presente – 191 obras de 94 ilustradores nacionais e internacionais – é revelador da dimensão cultural singular da bienal, circunscrita num território que continua a fomentar a divulgação desta forma de arte e de comunicação visual e a focalizar a figura do ilustrador no lugar cimeiro da construção, do questionamento e da leitura crítica das sociedades contemporâneas”, sublinha a organização, a cargo da cooperativa Motor – Produção Cultural, com sede em Guimarães, e da Câmara vimaranense.
ILUSTRADORES PRESENTES
A BIG 2025 expõe obras de ilustradores como André Carrilho, António Jorge Gonçalves, Catarina Sobral, Filipe Abranches, Gonçalo Viana, João Fazenda, João Vaz de Carvalho, Júlio Dolbeth, Mantraste, Maria João Worm, Nuno Saraiva, Pierre Pratt, Tiago Galo, Yara Kono, destacando trabalhos de universos e linguagens visuais distintos, com uma dimensão que lhes-é comum – “a relevância e pertinência criativa assente na criação de diálogo e questionamento com diferentes públicos e contextos”.
Também a nova geração de ilustradores nacionais está representada por nomes como Ana Biscaia, Ana Ventura, Bernardo Bagulho, Bruno Ferraz, Carolina Celas, Cátia Vidinhas, Fedra Santos, Isabel Baraona, Joana Rosa Bragança, João Maio Pinto, Laura Coutinho, Maria Remédio, Mariana Rio, Marta Madureira, Marta Nunes, Patrícia Peixoto Duarte, Rachel Caiano, Raquel Costa, Renata Bueno, Rodrigo Canhão, Rui Vitorino Santos, Sebastião Peixoto, Sofia Murteira, entre outros, confirma a vitalidade e originalidade da ilustração nacional.
A Bienal tem a Direção Artística do artista plástico Tiago Manuel e a Direção Técnica Rui Bandeira Ramos.
PRÉMIOS
O Prémio Carreira BIG 2025, no valor de 10000 euros, é complementado por uma exposição que percorre os seus trabalhos mais emblemáticos, patente no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) de 25 de outubro a 31 de dezembro (informações neste link).
São sete os prémios, num total de 8.500 euros, a atribuir no Prémio Nacional BIG 2025. Este galardão é dirigido aos artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.
São ainda atribuídos o Grande Prémio BIG no valor de 5.000 euros; Prémio BIG Revelação no valor de 1.000 euros; e cinco Prémios BIG Aquisição no valor 500 euros cada. Os trabalhos estarão expostos no Palácio Vila Flor.
Fernando Gualtieri (CP 7889)