A Associação ORION – Associação Científica de Astronomia do Minho comemora, este sábado, duas décadas dedicadas à promoção da ciência, da astronomia e do pensamento crítico com “uma jornada memorável que une o céu da estratosfera ao céu noturno de Braga”.
O programa comemorativo inclui o lançamento de um balão estratosférico científico, às 09h45, e uma observação astronómica noturna aberta ao público, às 21h45, no Planetário – Casa da Ciência de Braga.
O lançamento de um balão estratosférico é desenvolvido em colaboração com o Projeto BALUA, do Instituto Superior Técnico, e o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.
O lançamento está integrado numa estratégia educativa orientada para a literacia científica e o ensino experimental, e contará com a presença de investigadores, professores, estudantes e entusiastas da ciência.
O balão transporta um conjunto de instrumentos científicos sofisticados que permitem aos participantes acompanhar uma verdadeira missão de exploração atmosférica, em direto.
A ORION afirma que entre os objetivos científicos do projeto estão “a deteção de radiação cósmica através da contagem de múons (partículas subatómicas criadas na interação dos raios cósmicos com a atmosfera), bem como a monitorização da temperatura, pressão atmosférica e variações estruturais em materiais expostos à alta altitude”.
“O payload inclui sensores de radiação, um microcomputador embarcado para processamento em tempo real, GPS e comunicação por rádio LoRa para seguimento do voo”, explica.
O evento representa “uma oportunidade ímpar para educadores e alunos compreenderem, de forma prática e inspiradora, conceitos fundamentais da física moderna, da ciência dos materiais e das tecnologias aeroespaciais”. A meio da tarde irá ser realizada uma cerimónia dedicada em exclusivo aos associados e convidados onde será descerrada uma placa comemorativa do aniversário e inaugurada uma exposição sobre os 20 anos da entidade
Às 18h00, as sessões de planetário Imersivo com o filme 3-2-1 LiftOff são abertas ao público, mediante marcação prévia.
OLHAR O CÉU
Ao cair da noite, às 21h45, o programa estende-se com uma sessão de observação astronómica, aberta ao público em geral. Este momento convida todos os curiosos, apaixonados pela astronomia e famílias a descobrirem as maravilhas do céu noturno, com a ajuda de telescópios e astrónomos experientes.
A Associação ORION convida também os astrónomos amadores a trazerem os seus próprios telescópios, promovendo um ambiente de partilha de experiências, conhecimentos e entusiasmo. Será uma celebração simbólica daquilo que une a comunidade científica e educativa: o fascínio pelo universo e a vontade de aprender em conjunto.

Planetário – Casa da Ciência de Braga