O Theatro Club da Póvoa de Lanhoso é o palco do XXI Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho, que acontece de 30 de janeiro a 7 de março, afirmando o concelho povoense como “terra do teatro e da formação teatral”.
“A Póvoa de Lanhoso é terra do teatro e da formação de teatro, que quer afirmar-se como a terra do teatro amador. Lanço o desafio e o convite a todos para virem a este espaço de cultura”, disse a vereadora da Cultura, Fátima Moreira, na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, realizada esta terça-feira.
Do lado da Fundação INATEL, Carla Raposeira destacou a importância de o evento tocar “pontos fundamentais” como a “divulgação do teatro, formação para crescer, envelhecimento ativo (Ruy de Carvalho, a figura da idade maior em Portugal) e reconhecimento a quem faz acontecer o espetáculo”.
Esta será também, nas palavras de Valdemar Mota, da Federação Portuguesa de Teatro Amador, uma forma de “espicaçar a inovação” e de “premiar quem ama o palco”, num evento que permitirá uma “comunhão de experiências”.
O evento contará com nove companhias, mais uma extra concurso, contando com um grupo espanhol, da Corunha, que contribuirá para uma “oferta diferente” para os espectadores que se dirigirem à Póvoa de Lanhoso.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro, o certame assume-se como uma forma de “reforçar o teatro e engrandecer esta forma de arte”, segundo o presidente da Câmara Municipal, Frederico Castro. “A Póvoa de Lanhoso é o pulsar nacional do teatro amador”, sublinhou o autarca.
Ao todo, o evento contará com o envolvimento de 330 pessoas.
Antes da conferência de imprensa, foi assinado um protocolo de colaboração entre o município, a Fundação INATEL e a Federação Portuguesa de Teatro Amador para permitir a realização desta nova edição.
PROGRAMA
Peças a Concurso na XXI Edição do CONTE
31 de janeiro | 21h30 – “Com a Mão Doce e Firme” – Pateo das Galinhas
6 de fevereiro | 21h30 – “Em Silêncio, Crispadas e Sombrias” – Citânia – Associação Juvenil
7 de fevereiro | 21h30 – “O Diário Secreto do Velho Teófilo” – Grupo Cénico de Arentim
13 de fevereiro | 21h30 – “Secret” – Grupo Nun’Álvares – Teatro Vitrine
14 de fevereiro | 21h30 – “Antígona” – Grupo Teatral Freamundense
20 de fevereiro | 21h30 – “Cambedo 1946” – Teatro de Balugas
21 de fevereiro | 21h30 – “A Padaria” – Grupo de Teatro Renascer
27 de fevereiro | 21h30 – “A Casa de Bernarda Alba” – Grupo Cénico Povoense
28 de fevereiro | 21h30 – “4682” – Re/Criar – Grupo de Teatro do Grémio.






