O autarca socialista Miguel Coelho, presidente da junta Santa Maria Maior em Lisboa foi agredido à porta de uma mesa de voto em Alfama por um ex-funcionário da Junta de Freguesia.
Em declarações aos jornalistas, Miguel Coelho relata que estava a visitar os vários locais de voto “para saber se logisticamente está tudo a correr bem e também para me inteirar um pouco da afluência”, quando foi abordado por um homem.
“O indivíduo apontou-me o dedo primeiro, gritou ‘eu voto Chega’, como está no seu direito, e depois começou-me a dizer ‘tu és um amigo dos monhés e tal, levas poucas”, afirmou, citado pela SIC Notícias
O autarca diz ter inicialmente desvalorizado as provocações, mas o homem acabou por agredi-lo com violência.
“Quando saiu mandou-me a mão à cara e eu fui ao chão.”
Miguel Coelho diz depois ter sido socorrido por testemunhas, que filmaram o sucedido e também enfrentaram o agressor, contra quem o autarca apresentou queixa na PSP.
Trata-se de um ex-funcionário da junta de freguesia de Santa Maria Maior, morador do bairro, que “rescindiu o contrato de livre vontade”.
“É um indivíduo certamente perturbado”, aponta.
“É inaceitável que neste dia, a dois metros de uma mesa de voto, um presidente da junta possa ser insultado possa ser agredido, mas o mais importante é celebrar a democracia”, diz.
Depois de votar este domingo de manhã, em Lisboa, o secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos condenou “um episódio de violência” contra o autarca socialista Miguel Coelho.
“Temos de responder com firmeza contra qualquer tipo de violência e de agressão, defender a democracia, participação cívica. A maioria dos portugueses não se revê em atos de violência, antes pelo contrário, respeitam as escolhas dos outros mesmo que sejam diferentes das nossas”, afirmou,
Também o líder do Chega, André Ventura, apelou ao cumprimento das regras:
“Sei que há muita gente revoltada, que quer mudança, hoje é o dia de mostrar isso (…) “Se queremos um país que cumpra regras, temos de ser os primeiros a cumpri-las.”
Esta foi a primeira notícia de incidentes no decurso da eleição que decorre este domingo.