O Museu Alvarinho em Monção tem patente a exposição ‘Arte em Trânsito’, um projeto desenvolvido por alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo (FBAUV).
O foi lançado pelo município de Monção, com os apoios das duas instituições de ensino, de forma a juntar a vivência das populações locais com o conhecimento e saber gerados nas instituições de ensino superior artístico do norte de Portugal e da Galiza.
O processo criativo decorreu em três momentos distintos. Numa primeira fase, em outubro, com a presença de Ana Rita Mineiro e Mário Macedo, do IPVC, e Maria Martelo e Rocio Lago, da FBAUV.
Seguiu-se, em fevereiro, a segunda intervenção com participação de Alicia Baptista e Rita Marques, do IPVC, e Chris Monroy Abal e Manuel González Meijide, da FBAUV.
Este mês, teve lugar a última intervenção, dando-se por concluídas as quatro telas que, no total, envolveram 12 alunos das duas instituições de ensino superior. O momento final teve participação de Lúcia Villar, Violeta de Castro, Júlia Busto e Mery Hervás, todas da FBAUV.
Os trabalhos estão patentes ao público na Sala Terroir do Museu Alvarinho, todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00.