O presidente da República afirmou esta sexta-feira estar “muito confiante” numa forte participação dos portugueses nas eleições legislativas antecipadas de domingo e anunciou que irá fazer uma intervenção ao país no dia de reflexão.
“É o povo quem mais ordena, o povo vai decidir o que quer”, declarou o chefe de Estado aos jornalistas no Palácio de Belém.
Marcelo Rebelo de Sousa vincou que “a participação hoje conhecida no voto antecipado mostra que as pessoas estão empenhadas”, pelo que está “muito confiante” numa forte participação no domingo.
Sábado, dia de reflexão, o presidente irá falar aos portugueses.
“[Será] a mensagem mais curta de todas as que fiz ao longo dos meus mandatos, precisamente na mesma linha, e até farei mais cedo, às 13h00”, avançou Marcelo.
O presidente recusou responder a questões acerca das eleições presidenciais ou do seu futuro após a Presidência, considerando que “neste momento a grande prioridade para Portugal e para os portugueses (…) é participarem e votarem no domingo”.
As declarações surgem no mesmo dia em que o jornal Expresso avançou que Marcelo Rebelo de Sousa iria abdicar da sua reforma de ex-presidente da República, mantendo a de professor.
Com RTP