O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, anunciou que a Irmandade de São Crispim e de São Crispiniano será condecorada pelo Presidente da República com a Medalha de Mérito Social, numa cerimónia a realizar-se no próximo dia 30, no Palácio de Belém.
O anúncio foi feito durante a tradicional Ceia de Natal promovida pelo Albergue de São Crispim, uma das mais antigas expressões de solidariedade social do país, com origem em 1315.
“No próximo dia 30 de dezembro, esta Irmandade vai ser reconhecida e homenageada pelo Senhor Presidente da República com a atribuição da Medalha de Mérito Social. É o maior reconhecimento público que uma instituição pode receber”, afirmou Ricardo Araújo.
O presidente da Câmara destacou o significado histórico e social da Irmandade, sublinhando que a distinção nacional reconhece 710 anos de serviço à comunidade, dedicados ao acolhimento dos mais pobres e vulneráveis do concelho.
“Não há comunidade desenvolvida se não souber cuidar de todos. Esta Irmandade é um exemplo vivo desse compromisso ao longo dos séculos”, acrescentou o autarca, manifestando o orgulho redobrado no trabalho desenvolvido.
Para o juiz da Irmandade, o reconhecimento do Chefe de Estado constitui “uma honra e um orgulho para a Instituição”. Dario Silva sublinhou que a comunidade vimaranense acarinha o projeto social distintivo da Irmandade, realçando a importância patrimonial do seu conjunto edificado para a consolidação dos valores do Centro Histórico e Zona de Couros classificados pela Unesco com o título de Património da Humanidade.
Foto Paulo Costa






