A paixão pela montanha e pelo desafio regressa ao Vale de São Torcato, em Guimarães, no próximo dia 23, com a realização do Trail Vila de São Torcato 2025, evento que vai já na sua 6.ª edição. As inscrições encerram esta quinta-feira.
A apresentação oficial do evento decorreu esta quarta-feira, na Vila de São Torcato, e marcou o arranque simbólico de mais uma edição de uma prova já considerada uma referência no calendário regional.
Promovido pela Junta de Freguesia de São Torcato, em parceria com a GuimaRunning, o evento propõe quatro distâncias — Trail (28 km), Sprint (18 km), Trail Jovem (12 km) e Caminhada (8 km) — e conta já com mais de 850 inscritos, estando as inscrições abertas até quinta-feira (através do site www.sinctime.com).
O vereador do Desporto vimaranense, Alberto Martins, também ex-presidente da Junta de São Torcato, sublinhou o orgulho e o significado especial que este evento tem para si e para toda a comunidade.
“Para mim, esta prova é muito especial, efetivamente. Começar iniciativas do zero é muito difícil. Transformar uma coisa que não existia num evento que, anualmente, traz à Vila de São Torcato mil participantes, é um orgulho enorme. É um trabalho coletivo, que muito me honra ver crescer, e agora como vereador do Desporto”, afirmou.
PROVA SEMPRE A CRESCER
O autarca destacou, ainda, o impacto que o Trail tem tido na promoção do território e na dinamização local: “com esta prova, também ajudamos a promover o comércio local, a restauração e a dinamizar o território — este era um dos grandes objetivos quando criámos esta iniciativa. Penso que todos esses objetivos têm sido alcançados.”
Durante a sessão, o presidente da Junta de Freguesia, Antero Freitas, enquanto entidade promotora, sublinhou o crescimento do evento e o envolvimento das instituições locais.
“Estamos a crescer de ano para ano. As inscrições estão prestes a encerrar, mas com perspetiva de ultrapassar os 900 participantes. Este é um evento que valoriza a nossa terra e o nosso património natural”, afirmou, agradecendo ao município, à Irmandade de São Torcato, ao Grupo Desportivo União Torcatense e a todos os atletas e parceiros envolvidos.
Já o responsável da GuimaRunning, Miguel Carvalho, apresentou os contornos técnicos da prova e detalhou as quatro distâncias, referindo que o Trail conta para o Campeonato Regional da Associação de Atletismo de Braga.
“São Torcato é uma zona de muita pedra, daí ser um piso técnico, que todos os participantes adoram. Temos subidas muito lindas, descidas fantásticas e, este ano, a caminhada vai até à Pedra Fina, que será um extra de esforço e encanto para os caminhantes”, explicou.
A prova atravessa várias freguesias do concelho, entre as quais Gonça e Selho S. Lourenço/Gominhães, cujos presidentes, César Guimarães e Vítor Fernandes, também marcaram presença na apresentação.
“Com paisagens deslumbrantes e um traçado desafiante, o Trail Vila de São Torcato consolida-se como uma iniciativa que alia o desporto, a natureza e o orgulho de uma comunidade que vive intensamente cada edição”, orgulham-se os organizadores.






