A Câmara Municipal de Barcelos vai entregar 112 bolsas de estudo do ensino superior a jovens estudantes do concelho. Ao todo, foram admitidas 114, mas dois dos candidatos não foram contemplados já que são beneficiárias de bolsa da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES), em valor superior à atribuída pelo município.
O montante a atribuir nesta primeira fase ascende a 81 mil euros. A segunda fase de atribuição das bolsas de estudo destina-se aos estudantes cujos processos aguardam a entrega da notificação de atribuição da bolsa de estudo pela Direcção Geral do Ensino Superior (DGES).
A autarquia adianta que “as bolsas são distribuídas pelos diferentes escalões, com base no rendimento per capita. A lista dos candidatos admitidos à primeira fase de atribuição das bolsas de estudo do município, para o ano lectivo 2017/2018, encontra-se publicada no site do município.
Neste ano lectivo candidataram-se 238 estudantes, tendo sido excluídos 73, de acordo com os critérios constantes do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo do Município de Barcelos.
As bolsas destinam-se a apoiar os estudantes residentes no concelho há mais de dois anos, matriculados em curso que confere grau académico de licenciatura, mestrado integrado ou curso técnico superior profissional com aproveitamento escolar no último ano lectivo que frequentaram, com uma média igual ou superior a 13 valores, que solicitaram bolsa de estudo no estabelecimento de ensino superior que frequentam, e que não possuam um rendimento mensal per capita superior a 85% do Indexante aos Apoios Sociais (IAS).
O valor da bolsa é variável por escalões, tendo como montante máximo a atribuir 300 euros mensais e é complementar com a bolsa de estudo do estabelecimento de ensino superior frequentada. Este apoio visa apoiar os estudantes com escassos recursos económicos, com o objectivo de minimizar as dificuldades económicas das famílias.