O grupo parlamentar da Iniciativa Liberal na Assembleia da República enviou um requerimento ao Ministério das Infraestruturas a solicitar esclarecimentos sobre os projetos da Variante do Cávado e da Variante Este, anunciados recentemente para o concelho de Braga.
Na sequência do anúncio do investimento na Variante do Cávado e na Variante Este, em Braga, o grupo parlamentar da Iniciativa Liberal remeteu ao Ministério das Infraestruturas um conjunto de questões que pretende ver esclarecidas relativamente ao desenvolvimento destes projetos rodoviários.
Rui Rocha, deputado na Assembleia da República e vereador do Município de Braga, considera que «as notícias sobre a Variante do Cávado e da Variante Este são positivas e respondem a um anseio da população e a um consenso político entre as diferentes forças políticas do município».
Apesar disso, o responsável sublinha que subsistem dúvidas quanto a vários aspetos dos projetos anunciados, nomeadamente no que respeita aos prazos de execução, às condições de implementação, às formas de financiamento e às responsabilidades a assumir por parte do Governo e da autarquia bracarense.
«Nesse sentido, foi enviado ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, um primeiro conjunto de questões, a que poderão seguir-se outras, para clarificação dos prazos, condições, formas de financiamento e responsabilidades assumidas quer pelo Governo, quer pelo município», explicou Rui Rocha.
O parlamentar acrescenta que se trata de «obras muitíssimo importantes» para a mobilidade no concelho de Braga e para a região, garantindo que a Iniciativa Liberal irá contribuir para que os projetos avancem, mas defendendo igualmente que o processo decorra «sem atrasos e num contexto de total transparência».
A Variante do Cávado e a Variante Este são consideradas infraestruturas estruturantes para melhorar a circulação rodoviária e reduzir o tráfego urbano na cidade de Braga, estando incluídas nos investimentos recentemente anunciados pelo Governo.






