Braga foi nomeada para os Music Cities Awards 2025, na categoria ‘Best Night-Time Economy Initiative’, ao lado da iniciativa Monte Olimpa, baseada em Cali (Colômbia), e da cidade de Nicósia (Chipre).
A candidatura teve por base iniciativas desenvolvidas ao longo do último ano, com o objetivo de “promover uma economia noturna mais dinâmica, segura e inclusiva”, destaca a autarquia. Entre elas, destaca-se o ‘Braga After Dark Fest’, realizado em julho de 2024, que mobilizou múltiplos espaços e públicos da cidade em torno de uma programação cultural noturna.
Outro contributo relevante, segundo o município, foi o lançamento do guia noturno de Braga, criado para ajudar visitantes e residentes a explorar a cidade depois do pôr do sol, com sugestões de restaurantes, bares e espaços culturais.
Esta nomeação está, também, alinhada com o trabalho que Braga tem vindo a desenvolver enquanto cidade líder da rede europeia URBACT Cities After Dark, que reúne 10 cidades comprometidas em repensar o papel da noite nas políticas públicas urbanas. Através desta rede, Braga tem implementado abordagens colaborativas e participativas que tornam a cidade mais acessível durante a noite, articulando agentes culturais, económicos e sociais.
A edição de 2025 dos Music Cities Awards recebeu um número recorde de candidaturas, com 365 projetos oriundos de 51 países e seis continentes, apresentados por municípios, organizações sem fins lucrativos, empresas emergentes do sector da música e líderes individuais.
Os prémios distinguem os projetos mais inovadores e impactantes que utilizam a música como instrumento de transformação social, cultural e económica.
A cidade vencedora será anunciada a 16 de setembro, durante a cerimónia oficial dos Music Cities Awards, no âmbito da Music Cities Convention 2025, que terá lugar em Fayetteville, Arkansas (EUA).
Esta nomeação “confirma o reconhecimento internacional de Braga como uma cidade que aposta na cultura, na inovação e em políticas urbanas centradas nas pessoas, integrando uma rede global de cidades que utilizam a música como ferramenta estratégica de transformação”, destaca a autarquia.
É, ainda, “um sinal claro da relevância do trabalho desenvolvido no âmbito da rede URBACT Cities After Dark, que afirma Braga como um laboratório europeu de inovação cultural e social no período noturno”, vinca.
Há mais informações sobre os prémios e os nomeados no website do concurso.