Os Bombeiros Voluntários da Trofa salvaram, durante a noite desta quinta-feira, um cão que estava “cercado pelas chamas, numa situação bastante difícil”, durante um incêndio em Penafiel. Após ser salvo, o animal não abandonou a corporação e participou nos trabalhos de rescaldo e vigilância.
A corporação dos Bombeiros Voluntários da Trofa “encontrou um cão cercado pelas chamas”, durante o combate a um incêndio na freguesia de Sebolido, em Penafiel.
“Durante o combate ao incêndio, a equipa dos Bombeiros Voluntários da Trofa, realizou um trabalho incansável e conseguiu retirar o animal, que, após o salvamento, não quis afastar-se mais”, lê-se numa nota publicada pela corporação na rede social Facebook.
Durante a noite, “o cão ficou ao lado dos bombeiros, acompanhando-os durante todo o trabalho de rescaldo e vigilância, até à manhã de hoje como uma espécie de agradecimento silencioso pela vida salva”.
Para a corporação, “esse momento simbolizou a lealdade incondicional do animal”.
Os Bombeiros Voluntários da Trofa divulgaram ainda um vídeo, onde mostram o animal a acompanhar os operacionais.
Sublinhe-se que, desde segunda-feira, muitos incêndios rurais têm afetado o continente português, em especial as regiões Norte, Centro e Alentejo. As chamas obrigaram à evacuação de aldeias.
Entre bombeiros e civis, várias pessoas foram assistidas, sem registo de feridos graves. Não há também indicação de habitações destruídas, mas arderam áreas florestais, agrícolas e pecuárias, bem como anexos e similares.