A partir de 12 de outubro, todos os aeroportos europeus, incluindo os de Portugal, vão implementar um novo Sistema de Entrada/Saída (EES), que irá alterar os protocolos de controlo de fronteiras e afetar todos os passageiros que entrem ou saiam do Espaço Schengen expandido.
O EES substituirá o carimbo manual nos passaportes de cidadãos de países terceiros, permitindo a registo digital de entradas e saídas, impressões digitais e fotografias. O objetivo é monitorizar eletronicamente a entrada, saída, recusa de entrada e duração da estadia de turistas e viajantes que permaneçam até 90 dias num período de 180 dias.
O sistema automatizado irá recolher os seguintes dados de cada passageiro:
– Data e hora de entrada e saída
– Local de entrada e saída
– Nome e sobrenome
– Número do passaporte
– Fotografia
– Impressão digital
– Registo de qualquer recusa de entrada
A implementação do EES será gradual nos países do Espaço Schengen, com previsão de conclusão até 10 de abril de 2026, segundo informações divulgadas pela União Europeia.
O novo sistema representa uma mudança significativa na forma como os passageiros circulam pelos aeroportos europeus, tornando o processo mais digital e ágil, ao mesmo tempo que reforça a segurança nas fronteiras externas do bloco.
Com Executive Digest