Os passes dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão este ano ficar 14% mais baratos para todos os residentes no concelho, naquele que é o primeiro passo no sentido da gratuitidade, disse esta segunda-feira o presidente da câmara.
Em declarações aos jornalistas no final da reunião de Câmara que aprovou o Orçamento para 2026, João Rodrigues adiantou que a gratuitidade poderá, “provavelmente”, ser atingida ainda durante este mandato, que termina em 2029.
“Nós dissemos [em campanha eleitoral] que íamos tornar o transporte público gratuito para os residentes em Braga, estamos a fazer esse caminho e começamos com uma redução de 14% em todos os passes, que é uma redução brutal no preço”, referiu, sublinhando que medida terá um impacto orçamental de 350 mil euros.
João Rodrigues lembrou que, tendencialmente, o preço dos passes tem vindo a subir ao longo das últimas décadas. “Pela primeira vez, há uma redução generalizada do valor para todo o tipo de passes”, sublinhou, aludindo a um “plano gradual para chegar” à gratuidade.
Uma gratuitidade que, adiantou, acontecerá “provavelmente até ao final do mandato”.
“Estou a fazer esforço para que isso aconteça, embora, eu na campanha eleitoral, se reparar, nunca disse que era durante este mandato. Quando nós nos candidatamos, não prevemos fazer só um mandato, nem dois mandatos, é querer concretizar a medida. E nós vamos concretizar, e acho que já demos aqui um bom sinal”, assegurou.
O vereador Ricardo Silva, do movimento Amar e Servir Braga, considerou que, com esta decisão de redução gradual do valor dos passes, João Rodrigues “não foi ao encontro da gratuitidade dos passes conforme havia prometido em campanha”.
“Aquilo que nós vemos é o romper de um compromisso eleitoral com a população, e isto é que não é honesto”, referiu.
Perguntou ainda se a redução gradual se fica a dever às indemnizações que terão de ser pagas pela suspensão da construção da linha vermelha do BRT, que já tinha sido adjudicada.
“Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, respondeu João Rodrigues, lembrando que a redução de 14% acontece no mesmo mês em que será feita a apresentação de 39 novos autocarros para os Transportes Urbanos de Braga.
A redução de 14% começará a ser implementada logo que o Orçamento seja aprovado em Assembleia Municipal.






