Maria de Jesus Moreira, 59 anos, natural de Perre, Viana do Castelo, varredora há seis nas ruas de Viana, vai receber um louvor dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSB) por ter devolvido ao proprietário valores encontrados na rua dentro de uma caixa, na zona do Cabedelo, em Darque.
No interior da caixa havia 3.700 euros em dinheiro, um brinco de ouro e ainda um talão de ourivesaria com contacto telefónico.
Maria de Jesus tomou a iniciativa de ligar e, após algumas tentativas, conseguir chegar ao proprietário, que veio a saber que tinha perdido aqueles valores, na noite de 19 para 20 de Agosto.
A história foi tornada pública esta semana pela Rádio Geice de Viana do Castelo e ganhou grande alcance com ao ser partilhada nos últimos dias nas redes sociais.
Esta quarta-feira, o conselho de administração dos SMSB anunciou, aludindo ao acto de Maria de Jesus, que “vai atribuir um voto de louvor a uma das suas funcionárias, porque encontrou valores em dinheiro e ouro e os devolveu ao proprietário”.
“O sentido de responsabilidade, altruísmo e a honestidade da assistente técnica de 59 anos é um exemplo que deve ser enaltecido”, motivo pelo qual os seus responsáveis tomaram esta decisão.
Mãe de uma filha de 18 anos, natural de Perre, Maria de Jesus recebeu uma gratificação do homem a quem devolveu os seus pertences. Diz que “ficar com o valor era a última coisa em que pensaria”.
“Quando encontramos umas moedinhas é diferente. Agora assim, não. Nunca tive tanto valor na minha mão”, comentou, referindo que no exercício da sua profissão este foi o seu maior achado.
Maria de Jesus Moreira é uma das três mulheres da equipa de varredores da zona urbana de Viana.
“Faço o que gosto. Adoro trabalhar na rua, ao ar livre. A rua é o meu escritório, a vassoura a caneta e o carrinho do lixo o meu Mercedes”, afirma numa entrevista ao JN Urbano.