O Projecto de Conservação dos Urzais e Desenvolvimento Sustentável do Planalto da Mourela no Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Montalegre, é um dos 28 vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural ‘Nostra 2016’.
Desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês (ADERE), o projecto de conservação dos urzais ou matos e de desenvolvimento sustentável do planalto da Mourela pretende preservar as tradições agrícolas da região.
A responsável da associação de desenvolvimento da Peneda-Gerês, em declarações à TSF, explica que a ideia foi promover práticas tradicionais de uso dos matos, como o roço de mato, fogo controlado e condução do gado (nomeadamente cabras) de forma a manter as áreas de mato limpas, incentivar a criação de cabras e consequentemente diminuir os incêndios florestais.
Rita Ferreiro explica que são estas práticas que mantêm a paisagem da região. Depois do início do projecto, as pessoas da zona perceberam a importância das práticas tradicionais nos matos. Paralelamente foi reabilitada uma antiga casa florestal para um centro de interpretação da zona e percursos interpretativos no planalto da Mourela.
FG (CP 1200)
Foto: ADERE – PG