Braga acolhe esta terça-feira a ‘Tour Study UK’, um evento, que se realiza no Espaço Vita, que promove o encaminhamento de estudantes portugueses para universidades britânicas para fazerem licenciatura ou mestrado com as propinas financiadas a 100%.
Maria de Castro, directora-geral da OK Estudante, a entidade organizadora, avança em comunicado ao PressMinho/O Vilaverdense, que estão confirmadas as presenças de 700 estudantes nacionais e de 17 universidades do Reino Unido (UK), afirmando que “no último ano, 7 800 estudantes participaram no ‘Tour Study in the UK’ por todo o país”.
“Durante a Tour, os Student Advisers [orientadores de estudantes] da OK Estudante e os representantes das universidades estarão presentes no evento e farão palestras duas vezes ao dia para a apresentar pessoalmente aos estudantes, pais e professores a oportunidade do financiamento e o modelo de ensino britânico”, explica aquela consultora académica.
A Anglia Ruskin University, Birmingham City University, Bournemouth University, Bucks New University, Coventry University, Middlesex University, NAVITAS, Nottingham Trent University, St Mary’s Universiy, University College Birmingham, University of Bradford, University of East London, University of Hertfordshire, University of Portsmouth, University of Sunderland, University of Westminster e University of Worcester, são as universidades presentes, todas inglesas.
BREXIT
Maria de Castro explica que a presença da ‘Tour’ em Braga “é muito importante para garantir que os estudantes de todo o país tenham as mesmas oportunidades de estudar no Reino Unido, se assim o entenderem” e para “esclarecer todas as dúvidas, nomeadamente face ao Brexit, e de apresentar a forma como trabalhamos com os alunos e respectivos pais”.
“Mostrar que estamos presentes desde a escolha da instituição e do curso, na formalização da candidatura, passando pelo processo de inscrição, e até no acesso a uma rede de networking, constituída pelos jovens que passaram por este projecto.”
Maria de Castro recorda que “o governo britânico anunciou recentemente que os estudantes da União Europeia que iniciarem o curso nos anos lectivos de 2019/20 e 2020/21 continuarão a ter apoio garantido, independentemente das decisões que possam advir do Brexit”.
“O financiamento de propinas continuará através do programa Student Finance e o custo das propinas mantém-se igual ao que é aplicado aos estudantes britânicos, para toda a duração do curso”, adianta a responsável.
O Reino Unido continua a ser um destino muito procurado pelos alunos portugueses: em 2017, quando a maioria dos países teve uma quebra de entradas no ensino superior britânico, Portugal registou um aumento de 24% nas admissões – mais 230 alunos – e a maior subida em toda a Europa.
Em 2018, a procura portuguesa foi ainda maior: mais 535 admissões do que o ano anterior, um aumento de 54%, segundo os dois últimos relatórios da Universities and Colleges Admissions Service (UCAS) do Reino Unido.
Em actividade desde 2008, a OK Estudante é parceira de mais de 395 universidades e faculdades britânicas em Portugal, com uma oferta de mais de 50 mil cursos em áreas distintas.
“No total, cerca de 6 mil estudantes portugueses já embarcaram para o Reino Unido, com as suas propinas financiadas pelo Governo Britânico, através da OK Estudante”, assegura Maria de Castro.
Em 2018, a OK Estudante foi distinguida com os prémios de ‘Most Student-Focused Representative’ e ‘Representative of the Year (Europe)’, pela University of Hertfordshire. No mesmo ano, foi galardoada pelo Grupo Navitas, com os prémios ‘Outstanding Partner Worldwide’ e ‘Outstanding Partner UK’, conferindo-lhe “o título de melhor agência parceira do Reino Unido no encaminhamento de estudantes para as universidades”.