O número de turistas estrangeiros em França caiu 7% desde o início deste ano. Os atentados terroristas, as greves e as cheias deste ano, são as razões apontadas. O prejuízo atinge já 750 milhões de euros.
O presidente da região de turismo da capital francesa fala em “autêntico desastre”. O responsável afirma que o tempo das campanhas e de comunicação “acabou”.
“Agora é preciso um plano de investimentos em massa”, defende. Nesse sentido, pediu uma reunião “urgente” ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, que, entretanto, anunciou para Setembro a constituição de uma “comissão de emergência económica” para o sector.
Turismo gera entre 7% e 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e representa cerca de dois milhões de empregos diretos e indiretos, algumas dezenas de milhar ocupados por portugueses e luso-descentes.
Só no primeiro semestre, os hotéis número de turistas que ficaram alojados em hotéis caiu 6,4%, cerca de 14,9 milhões de dormidas, menos um milhão que no mesmo período de 2015.
Fernando Gualtieri (CP 1200)