O candidato do PSD à Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, diz ser “mentira” que alguma vez tenha chamado “espanhóis” aos adeptos do GD Gerês, a propósito de jogo de futebol, frente à ACDR Terras de Bouro, em 2010. “A imputação que me é feita é completamente falsa. Nunca disse isso”, explica.
Numa carta aberta que dirigiu à população do Vale do Cávado, Manuel Tibo diz que “a força” da candidatura que lidera “causa desnorte” nos adversários políticos “e leva ao surgimento de boatos”.
“O arauto dessa mentira está a dar-lhe maior dimensão, afirmando que terei dito isso em relação a toda a população do Vale do Cávado. Chegou o momento de dizer basta. Isso é simplesmente mentira!”, vinca.
Na mesma carta, Tibo assegura que não faz distinções entre Vale do Cávado e Vale do Homem, sublinhando querer “um concelho forte e unido”. “Não contem comigo para divisões ou falsas disputas”, frisa.
MIGUEL RODRIGUES FOI QUEM FALOU EM “GALEGOS”
O jogo de futebol a que o esclarecimento se refere aconteceu em 2010, no Gerês. A equipa da casa venceu o vizinho Terras de Bouro, que ainda assim conseguiria, no final da temporada, garantir a subida à Divisão de Honra.
Consumada a promoção, o presidente dos terrabourenses, Miguel Rodrigues, lançou duras críticas ao GD Gerês, em declarações ao Diário do Minho, dizendo, em tom irónico, não saber “se são portugueses ou galegos”.
A tomada de posição motivou uma reacção imediata da Direcção dos geresianos, que cortou relações com o clube vizinho, assim como um esclarecimento do presidente da Câmara, Joaquim Cracel, que se demarcou da polémica e condenou as “afirmações injuriosas e ofensivas”.
De acordo com os jornais da época, em nenhum dos momentos surge qualquer referência a Manuel Tibo, que anos mais tarde viria a ser presidente Assembleia-Geral da ACDR Terras de Bouro, saindo em 2015, em desacordo com a gestão da Direcção do clube.
“Esta é a prova em como não referi nada sobre este assunto. Lamento os boatos e mentiras que criaram para prejudicar a minha candidatura», diz o agora candidato do PSD, ao jornal O Amarense & Caderno de Terras de Bouro.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)