Entre sexta-feira e domingo a taxa de ocupação hoteleira situa-se, em média, nos 95%., número acima das expectativas, segundo o vereador Altino Bessa e Marcos Sousa por Marco Sousa, delegado do TPNP (TPNP).
Segundos os dados apurados em Braga registou-se uma taxa de ocupação hoteleira superior a 66%, mais 8% do que os números registados no mesmo período de 2017, sendo que esta quarta-feira, dia, os números de ocupação subiram para 85% (mais 4% do que em período homologo em 2017).
Para os próximos dias de quinta e sexta-feira, bem como para o fim-de-semana de Páscoa, está estimada, em média, uma taxa de ocupação hoteleira de cerca de 95%, calculando-se que passem pela cidade de Braga milhares de visitantes, nacional e internacionais.
Para Altino Bessa, “estes números são reveladores do esforço e empenho com que várias entidades têm trabalhado, como o município de Braga, o Turismo do Porto e Norte, a Associação Comercial de Braga e a Comissão das Solenidades da Semana Santa, revelando um verdadeiro exemplo de parceria e de promoção únicas”.
Estima-se que, em 2017, cerca de 150 mil pessoas tenham diariamente assistido às procissões solenes na cidade, “prevendo-se que este número possa aumentar ligeiramente apesar da instabilidade do estado do tempo”, referiu Marco Sousa, do TPNP. No ano transacto o retorno financeiro directo para o comércio, hotelaria e serviços gerado pela Semana Santa, foi de aproximadamente 15 milhões de euros, devendo este número ser superado no presente ano.
Do leque de visitantes que procura Braga neste período, 60% provêm de destinos internacionais, distribuídos por cerca de 30 nacionalidades, com o turismo espanhol a representar 40% dessa procura. Também de França, Brasil e Itália chega uma fatia muito significativa e cada vez maior de visitantes.
Destaque para uma crescente diversidade de mercados a procurar Braga como destino turístico neste período, sendo este ano bem patentes os casos de novos mercados como Polónia, Singapura e Filipinas.
Com uma matriz marcadamente religiosa, a Semana Santa possui também uma dimensão cultural que é reforçada todos os anos com a realização de exposições e concertos, enriquecendo a experiência de quem visita a cidade.
O Turismo do porto e Norte de Portugal disponibiliza um conjunto de serviços e de informações através do Topas (Tourism Office Public Auto Service), o espaço interactivo da TPNP que até ao próximo sábado se encontra à disposição dos visitantes, estacionado na Praça da República,
FG (CP 1200)