Paulo Moura é o vencedor do Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga pela sua obra ‘Extremo Ocidental – Uma Viagem de Moto pela Costa Portuguesa, de Caminha a Monte Gordo’.
O júri, coordenado por José Manuel Mendes e constituído por António Mega Ferreira, Guilherme d’Oliveira Martins e Helena Vasconcelos, justifica a atribuição do prémio pelas “características singulares e pela solidariedade encantatória da escrita” de Paulo Moura.
Nesta 1.ª edição da Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara de Braga, concorreram, as obras saídas no ano de 2016, e a título excepcional, 2015. O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de 12.500 euros.
A cerimónia de entrega do prémio é anunciada oportunamente.
Recorde-se que o Prémio Literário Maria Ondina Braga, que o município instituiu em 2005 com carácter bienal, deu lugar a um ‘Grande Prémio’ no âmbito exclusivo da literatura de viagens. Partindo de uma parceria com a Associação Portuguesa de Escritores, esta iniciativa passa, a partir deste ano, a ter carácter anual, ascendendo o valor pecuniário a atribuir para os 12.500 Euros.
A sua organização passa a ser assumida pela Associação Portuguesa de Escritores e o financiamento é assumido pelo município de Braga, sendo ambas as entidades promotoras do Prémio.