Mais de dois mil participantes de meia centena de nacionalidades e 200 mil visitantes são esperados no VI Campeonato do Mundo de Trail Running, que se realiza a 29 deste mês nos trilhos do Parque Nacional Peneda-Gerês. A competição conta com o apoio dos municípios de Braga, Terras de Bouro Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca e da Federação Portuguesa de Atletismo.
O organizado por Carlos Sá, o mundial reflete o crescimento “exponencial” da modalidade em todo o Mundo e em Portugal, “tal é o número de provas existentes durante todo o ano e o número de atletas que a praticam”, referiu o ultramoratonista, sublinhando que o Parque Nacional da Peneda-Gerês “é um importante destino turístico e apresenta características únicas em Portugal para a prática do Trail Running, sendo que este mundial vem contribuir ainda mais para potenciar as qualidades turísticas da região”.
Além da “prova rainha” de 85 km dedicados apenas às selecções, este campeonato do mundo vem dar a possibilidade ao grande público de sentir as emoções da modalidade, com a realização de três provas abertas, uma de 16 km, outra com 55 km e a terceira prova de 55 km em estafetas.
“Com esta iniciativa Braga assume-se definitivamente como a porta de entrada para o Gerês. O desporto tem de ser uma prioridade para todos os municípios, no sentido de potenciar hábitos de vida saudável à população, receber e realizar eventos desportivos de referência a nível nacional e internacional, ao mesmo tempo que se apresenta como um activo económico fundamental”, diz Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, cidade anfitriã da competição, sublinhando que este campeonato “é um extraordinário cartão-de-visita para toda a região”.
Durante a apresentação da prova, que se realizou esta terça-feira em Braga, Ricardo Rio salientou o crescimento da modalidade e a “dinâmica criada à sua volta, uma vez que as unidades hoteleiras da região já se apresentam quase lotadas”.
Em Braga, estará instalada uma ‘Sports Village’ que durante nove dias (de 22 a 31 a Outubro) será uma atracção extra para os amantes da modalidade, onde decorrem diversas actividades.
“Numa altura em que Braga é candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2018, esperamos que esta iniciativa seja mais uma forma de abrir as portas a grandes eventos e que contribua para a afirmação contínua de Braga como cidade desportiva”, concluiu Ricardo Rio.