A nova edição da publicação ‘Pela Nossa Terra – Minho 2016’, da autoria do eurodeputado social-democrata José Manuel Fernandes, é apresentada publicamente na próxima quinta-feira em Valença.
A apresentação está agendada para as 18h30, no novo edifício da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, cuja requalificação representou um investimento de cerca de 6 milhões de euros e com financiamento comunitário. A estrutura integra o Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV), na Rua Pinto da Mota.
A aplicação dos fundos europeus em cada um dos municípios e novos recursos financeiros disponíveis na União Europeia, numa altura em que se assinalam os 30 anos de adesão de Portugal às comunidades europeias, marcam o conteúdo da nova publicação ‘Pela Nossa Terra – Minho 2016’.
O problema da baixa de natalidade e do envelhecimento da população é uma das temáticas destacadas na abordagem da região nesta obra, com mais de 350 páginas e que concretiza o compromisso do autor em manter a ligação da informação sobre a União Europeia à realidade local minhota, incluindo cada uma das suas freguesias.
O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Rui Teixeira, faz a apresentação da obra, num evento que conta ainda com participação do presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Salgueiro Mendes.
José Manuel Fernandes justifica esta nova edição como mais um contributo para “a concretização do compromisso de proximidade, de defensor e de promotor desta nossa região.
Natalidade e envelhecimento
Nesta edição da publicação ‘Pela Nossa Terra’ – a sexta edição anual lançada para o Minho –, o eurodeputado aborda as prioridades do orçamento da União Europeia para 2016 e o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, o chamado ‘Plano Juncker’. São dois dossiês em que trabalhou intensamente ao longo do ano de 2015, na qualidade derelator e negociador do Parlamento Europeu.
Numa abordagem mais regional, mas inserida no contexto nacional e europeu, a publicação ‘Pela Nossa Terra – Minho 2016’ dedica atenção especial ao problema da diminuição da natalidade e ao progressivo envelhecimento da população.
“Uma realidade que é comum à União Europeia e a Portugal, afetando de forma particular o Minho e Trás-os-Montes. É uma temática também abordada nas informações sobre os concelhos e as freguesias dos distritos de Braga e Viana do Castelo”, adianta o eurodeputado, que continua a assumir-se como um “municipalista”.
A obra faz referência aos autarcas municipais e de freguesia. José Manuel Fernandes explica que “é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho excecional que os nossos autarcas fazem na promoção da coesão e do crescimento económico”.
Nesta publicação, são ainda reeditadas datas previstas para eventos, festas e romarias da região, a par da apresentação de Minutos Europeus – uma rubrica online com vídeos de cerca de um minuto e em que, juntamente com o eurodeputado Carlos Coelho, José Manuel Fernandes procura explicar e fornecer informação útil sobre diversas questões ligadas à União Europeia.
Na obra são ainda explanadas as operações aprovadas no âmbito do Novo Norte – ON2 (até 31 de dezembro de 2015), relativas ao período 2007-2013.