A requalificação do centro histórico de Guimarães é um dos projetos presentes na mostra internacional de arquitetura DEMO:POLIS, patente, até 29 de maio, na Akademie der Künste, em Berlim, Alemanha.
Fonte da reitoria da Universidade do Minho (UMinho)adiantou que a exibição tem o tema ‘O Direito ao Espaço Público’ e visa refletir o seu propósito e o design nas sociedades contemporâneas. Entre os trabalhos de todo o mundo estão também, por exemplo, a requalificação de Trafalgar Square (Londres), o Brooklyn Bridge Park (Nova Iorque) e o novo percurso da Acrópole (Atenas).
O projeto português, coordenado pelo Centro de Estudos da Escola de Arquitetura da UMinho e da autoria de Maria Manuel Oliveira, Maria João Cabral e Ana Jotta, decorreu na sequência de um convite do município e no âmbito da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. O projeto incidiu na Praça do Toural, Alameda de S. Dâmaso e Rua de Santo António. Para Maria Manuel Oliveira, a requalificação dos espaços da cidade é reconhecida no mundo sobretudo graças ao trabalho do arquiteto Fernando Távora, havendo depois cerca de 30 arquitetos envolvidos no projeto, “e todos merecem reconhecimento”. O site do evento é www.adk.de/en/projects/2015/demopolis.
Luís Moreira (CP 8078)