Já são conhecidos os nomes dos 428 candidatos do partido de Emmanuel Macron que vão disputar os lugares da Assembleia Nacional com os restantes partidos, incluindo a Frente Nacional de Marine Le Pen.
O recém-eleito Presidente da República francesa prometeu preencher os corredores do Parlamento com nomes fora da política, na expectativa de conquistar a maioria absoluta para fazer passar as reformas que está a planear. E assim fez.
Entre os candidatos estão nomes como: Marie Sara, uma antiga toureira e ex-mulher do tenista Henri Leconte; Cedric Villani, vencedor de uma medalha Fields em 2010, o equivalente a um prémio Nobel na área da matemática; Eric Halphen, um conhecido juiz francês que se celebrizou no país pelo combate à corrupção; e Marion Buchet, um membro da Força Aérea que esteve a fazer serviço militar na Síria.
São apenas alguns nomes que ressaltam à vista entre as mais de quatro centenas de candidatos do partido ‘La Republique En Marche’ (La REM) para as eleições legislativas francesas, que se disputam já em Junho.
A lista tem ainda paridade absoluta, com 214 mulheres e 214 homens. Do total, 52% são nomes da sociedade civil, com carreiras longe dos corredores parlamentares, de acordo com o jornal britânico.
O candidato mais jovem da lista tem 24 anos e o mais velho tem 72. Além disso, 93% estão empregados — os restantes estão em situação de desemprego, são estudantes ou encontram-se reformados.
Fonte: ECO