Fernando Gonçalves foi o vencedor do concurso de fotografia ‘A Biodiversidade dos rios Cávado e Homem’, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado em colaboração com a Agência de Energia do Cávado.
Após análise dos trabalhos fotográficos a concurso, o júri deliberou atribuir o primeiro prémio à foto Corvo Marinho da autoria de Fernando Gonçalves. O segundo prémio foi atribuído à foto Barca do Lago, da autoria de Carlos Meira e o terceiro prémio foi atribuído a Paulo Moroso, que concorreu com a fotografia Praia Fluvial de Adaúfe e Rio. O júri destaca ainda, uma menção honrosa para a fotografia Força Praia de Adaúfe, de Jorge Santos pela sua qualidade, enquadramento e criatividade.
Esta edição do concurso de fotografia decorreu de 22 de Setembro a 30 de Novembro e contou com a entrega de 42 trabalhos fotográficos a concurso.
Este concurso de fotografia teve como principal objectivo sensibilizar os apaixonados da fotografia, profissionais ou amadores, para o tema em particular, promovendo o olhar atento sobre os rios Cávado e Homem, alertando para a sua presença e importância, como forma de informar e sensibilizar para a contribuição da biodiversidade dos rios para a sustentabilidade destes e o seu valor acrescentado.
O projecto ‘AQUA Cávado: o rio que nos une’ pretende dar enfoque ao valor crescente do património ambiental e natural associado aos rios Cávado e Homem, e para a importância da preservação do equilíbrio dos seus ecossistemas naturais associados.
A cada vencedor é atribuído um ‘Voucher Experiência’, para usufruir no território do Cávado, oferta das várias entidades parceiras do concurso.
O júri do concurso foi constituído pelo primeiro secretário executivo da CIM Cávado, Rafael Amorim, e pelos representantes dos respectivos municípios associados: João Lobarinhas (Esposende), Adelino Cunha (Terras de Bouro) e Sérgio Freitas (Braga).
A representar a Esposende Ambiente, foi elemento do júri Maranhão Peixoto, e pelo Mosteiro de São Martinho de Tibães, Joaquim Loureiro.