A Câmara de Esposende criou uma linha telefónica gratuita de apoio para responder a “situações de carência ou de vulnerabilidade social” de cidadãos e instituições, desde alimentação ajuda psicológica ou orientação vocacional, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
Na página oficial do Facebook, a autarquia afirma que, através do número 808 200 72, “os cidadãos poderão obter resposta às suas necessidades”, salientando que “a mesma linha serve também para que qualquer cidadão ou instituição, tendo conhecimento de eventuais situações de carência ou de vulnerabilidade social, a possa reportar ao município”.
Esta linha junta-se a várias outras respostas disponíveis, desde o apoio alimentar mas a acção do município é muito mais abrangente, passando pelo atendimento e acompanhamento social, apoio psicológico, incluindo crianças e jovens, gabinete de psicologia e orientação vocacional, Núcleo de Intervenção com alunos e famílias, apoio às pessoas idosas, aos cidadãos imigrantes, aos cidadãos com deficiência e/ou incapacidade e suas famílias e aos cuidadores informais.
“As medidas passam também pela acção social escolar, fornecimento de refeições escolares, oferta de manuais de fichas de actividades e de material escolar, disponibilização de equipamento informático, bem como transporte escolar e bolsas de estudo para alunos do ensino superior. Neste vasto lote de apoios integra-se também o apoio à aquisição de medicamentos, ao arrendamento e nas tarifas do consumo de água”, descreve.
A articulação “dos diferentes agentes locais, através do trabalho em parceria, da cooperação e da partilha de responsabilidades, reforçará as medidas municipais em vigor e os apoios governamentais disponibilizados, na resposta às consequências da pandemia junto da comunidade”, refere no texto o presidente da autarquia, Benjamim Pereira.