Em relação à notícia publicada na nossa edição online do passado dia 30, sob o título “JUSTIÇA (BARCELOS): Dois anos e dez meses de prisão por furar olho com copo de vidro numa rixa à saída da discoteca”, recebemos o seguinte Direito de Resposta que transcrevemos na íntegra.
DIREITO DE RESPOSTA:
“Rui Correia vem apresentar direito de resposta à notícia publicada no jornal online “O Vilaverdense”, no dia 30 de janeiro, às 18:17, sob o título “JUSTIÇA (BARCELOS): Dois anos e dez meses de prisão por furar olho com copo de vidro numa rixa à saída da discoteca”, por ser forçoso contradizê-la, esclarecê-la e corrigi-la.
O Coletivo de Braga condenou Rui Correia a 2 anos e 10 meses de pena de prisão suspensa, pela prática de um crime de ofensa à integridade física grave, e não na forma qualificada.
Rui Correia tinha 27 anos e Diogo Alves tinha 22, e não 16, à data.
O Coletivo deu como provado que o Diogo e amigos (5 rapazes) tentaram forçar diálogo com 3 amigas do Rui, que estavam mais afastadas de um café-bar, e não discoteca, onde estavam Rui e seus amigos.
Deu-se como provado que o grupo do Rui (6 rapazes) foi procurar as amigas e um amigo do Diogo, numa atitude provocatória, deu um grito e lançou líquido de uma garrafa de cerveja, em direção a eles.
Deu-se como provado que o Diogo iniciou a contenda, porquanto soqueou um amigo do Rui, sem que nada o fizesse prever.
Entretanto, o irmão gémeo do Rui caiu ao chão e começou a ser pontapeado pelo Diogo em várias partes do corpo e o Rui correu em direção ao irmão e desferiu ao Diogo uma pancada no rosto com um copo, partindo-o, sem querer.
O coletivo deu como provado que o Diogo, à data, apresentava uma taxa de alcoolémia de 1,44 g/l.