O Hospital de Braga foi activado para responder à coronavírus Covid-19, informou esta terça-feira a Direcção – Geral de Saúde (DGS) em comunicado.
A unidade de saúde bracarense junta-se à Unidade Local de Saúde de Matosinhos e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, para “reforçar o acesso e a capacidade de resposta dos serviços de saúde”, depois desta segunda-feira ter sido noticiado que os hospitais do Porto tinham a capacidade de resposta “esgotada”, o que a DGS nega, referindo ela se “mantém”.
O comunicado surge na sequência de uma reunião do Ministério da Saúde, na manhã desta terça-feira, com a presença da DGS, INSA, INFARMED, INEM e ACSS.
“Estas reuniões visam avaliar, em permanência, a adequação de medidas e afectação de meios para garantir uma resposta proporcional à epidemia de doença por coronavírus (COVID-19)”, explica a tutela de Marta Temido.
Portugal regista dois casos de infecção por coronavírus, dois homens que estão internados em hospitais do Porto. Tanto o médico de 60 anos, que esteve de férias no norte de Itália, como o homem de 33 anos que terá contraído a infecção em Espanha, encontram-se estáveis.
A nível global, o número de mortos devido à infecção pelo novo coronavírus já é superior a 3 mil. Em Itália, país europeu mais afectado, regista mais de 50 vítimas mortais.
Em caso de sintomas, recorde-se, deve ligar para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), ao invés de se dirigir ao hospital ou centro de saúde.