A CDU ouviu esta sexta-feira as exigências da Associação de Pais da Escola Básica da Estação, em Tadim, Braga. Do caderno reivindicativo está melhoria das condições do estabelecimento de ensino, que inclusivamente tem um projecto para requalificação à espera de ser aproveitado.
Em comunicado ao PressMinho, Bárbara Barros, vereadora da coligação PCP/PEV e candidata à Câmara de Braga, refere que, entre outras queixas dos encarregados de educação – “reforçadas pela Junta de Freguesia de Tadim” – está a falta de uma zona coberta no exterior para que as mais de 70 crianças que frequentam esta escola possam usufruir de tempo ao ar livre durante todo o período lectivo.
“Não se justifica ter 70 crianças fechadas no antigo refeitório quando chove ou nas horas de maior calor, quando há espaço para criar as condições de poderem brincar ao ar livre e em segurança”, concorda a vereadora.
Ao mesmo tempo, pais e responsáveis da Junta deram nota dos problemas de humidade e infiltrações destas instalações, reclamando uma intervenção no telhado que “as resolva em definitivo”.
AULAS DE CASACO
A candidata comunista às próximas eleições autárquicas afirma que “a limpeza e desinfecção das paredes e tecto do edifício, que sabemos ter sido feita por pressão do presidente desta Junta, precisam de ser constantes, mas não resolvem a raiz do problema”.
“É urgente que esta escola deixe de consistir num risco para a saúde dos alunos”, rematou.
A par destas duas exigências, estão também a instalação de um novo parque infantil, a construção de uma sala para as educadoras e professoras, um sistema de aquecimento das salas no Inverno, evitando que as crianças “continuem a ter aulas de casaco” e ainda uma alternativa para o piso do recreio.
Garantindo que levará as preocupações manifestadas, Bárbara Barros avisa que “não podemos esperar que uma escola como estas fique em piores condições e perca mais crianças”, aludindo à diminuição inscrições nos últimos anos.
A vereadora comunista garantiu ainda que a CDU tudo fará “para defender o direito à educação em qualidade e condições de igualdade no concelho”.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)