O executivo de vereadores da Câmara de Braga vota esta segunda-feira, o orçamento para 2018 que totaliza o montante de 122,9 milhões de euros, e contempla, em relação a 2017, um aumento da despesa corrente em cerca de 10 milhões de euros.
Em análise estão, entre outros assuntos, o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2018 e o Plano de Actividades para 2018 do município, a atribuição de apoios financeiros a diversas freguesias e as minutas de contratos-programa com as empresas municipais TUB, BragaHabit, InvestBraga e Theatro Circo.
O documento prevê, também, um aumento da despesa de capital de cerca de 12 milhões de euros, em resultado, essencialmente, do aumento no investimento em áreas fundamentais para o desenvolvimento económico e social do concelho. Estão, neste caso, a Requalificação, do Parque Exposições e do Mercado Municipal, a Requalificação do Parque Escolar, o Eixo Desportivo da Rodovia, Pousada para a Juventude, e a Mobilidade, entre outras.
Por fim, no que concerne à despesa de investimento, as verbas aplicadas destinam-se essencialmente aos seguintes investimentos públicos: Requalificação de Edifícios Escolares (Centro Escolar de S. Lázaro, Merelim S. Pedro, Gualtar e Esporões), Reabilitação do Eixo Desportivo da Rodovia, Requalificação e Reabilitação do Mercado Municipal, Requalificação do Parque de Exposições de Braga e Requalificação dos espaços exteriores do Bairro de St.Tecla.
Luís Moreira (CP 8078)