A Câmara de Braga, através da sua Divisão de Protecção Civil, está a realizar reuniões com as juntas e uniões de freguesia com o objectivo de sensibilizar para a criação de Unidades Locais de Protecção Civil nos seus territórios. Com estes encontros, o município pretende aproximar os vários níveis de intervenção territorial em matéria de protecção civil.
“Os autarcas das freguesias são um meio privilegiado de contacto com a população, pelo que estas reuniões têm servido não só para explicar o papel da protecção civil municipal e dos seus vários níveis de actuação, como também para os sensibilizar para a importância de terem nos seus territórios Unidades de Protecção Civil”, salienta Firmino Marques, que tutela o Pelouro da Protecção Civil.
A Unidade Local de Protecção Civil de S. Victor foi a primeira a ser constituída no concelho. Segundo Firmino Marques, durante os encontros realizados já “vários presidentes de Junta manifestaram interesse de constituir as suas unidades, à semelhança do que fez S. Victor”.
Criadas no âmbito da Comissão Municipal de Protecção Civil, as Unidades de Protecção Civil têm entre as competências das Unidades Locais estão a criação de mecanismos de articulação e colaboração com todas as entidades públicas e privadas que concorrem para o sistema de protecção civil, a promoção de acções de sensibilização ou o apoio à reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afectadas por acidente grave ou catástrofe.