Até ao próximo sábado, o Mercado da Páscoa regressa ao Campo da Vinha para divulgar o melhor das tradições e sabores da região aos milhares de visitantes que por estes dias escolhem Braga para solenidades da Semana Santa.
Realizado em colaboração com a Associação de Artesãos do Minho, esta iniciativa pretende promover os valores patrimoniais e turísticos típicos do Minho, bem como, valorizar o artesanato e o comércio local, recriando um ambiente de mercado através do comércio, das artes e ofícios, gastronomia e doçaria tradicional.
“Este certame já é uma tradição nesta época do ano e é mais uma oportunidade para os expositores promoverem os seus produtos junto dos bracarenses e a quem visita a cidade. É um mercado que oferece algo mais a quem passa pelo centro histórico e, com toda esta atractividade, estamos acrescentar valor económico a estes artesãos e a quem vive desta actividade”, referiu Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal durante a abertura do certame que decorreu esta quarta-feira.
No total são 37 expositores que colocam os seus produtos à disposição dos visitantes e, para além da vertente comercial, o Mercado da Páscoa conta com encenações dos quadros bíblicos alusivos à época pascal. Desde licores, queijos, enchidos, compotas ou doces regionais, passando pelos produtos artesanais, esta edição do Mercado promete não deixar indiferente todos os que durante estes dias circulam pelas ruas do centro histórico.
Segundo Bessa, o município “tem procurado criar todas as condições para que estas iniciativas de apoio aos produtores nacionais e ao artesanato possam continuar a acontecer e a crescer, dando maior dinâmica a todas as zonas da cidade”.
O Mercado da Páscoa funciona das 10 às 24 horas, estando as encenações bíblicas dependentes das condições meteorológicas.