A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira, em reunião de executivo, o Prémio iTBraga – Investigação, Inovação e Território, que premeia o desenvolvimento de novas soluções que respondam a desafios da sociedade actual.
O objectivo visa promover a investigação e a transferência do conhecimento produzido nas universidades, politécnicos, centros de investigação e saber e nas empresas para o território, contribuindo para aumentar a qualidade de vida urbana e, consequentemente, o bem-estar dos cidadãos.
A medida tem como ‘centro nevrálgico’ o Laboratório de Inovação Urbana – Castelo de Inovação.
Este núcleo funciona como plataforma agregadora de várias entidades públicas e privadas, com o desígnio da inovação urbana em todos os domínios de intervenção do município.
“O iTBraga tem como intento estudar, avaliar e implementar soluções, processos, serviços e sistemas inovadores, necessários ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e inteligente e materializa-se na atribuição de apoios por parte do Município, no sentido do estimular a investigação, inovação e a territorialização do conhecimento produzido em prol do desenvolvimento urbano”, referiu o vereador Miguel Bandeira.
O Laboratório de Inovação Urbana tem como propósito proceder ao levantamento das necessidades do município e das potencialidades das universidades e das empresas no âmbito da inovação urbana e estimular a cooperação entre pessoas singulares e colectivas, tendo como objectivo a concretização de fins referentes à inovação urbana
Este núcleo promove a investigação em inovação urbana, valorizando o potencial das novas tecnologias, dos novos materiais e dos novos sistemas de informação, para o desenvolvimento de soluções face aos desafios actuais da sociedade.
Este laboratório visa impulsionar e valorizar as actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, através da criação de produtos e sistemas de inovação urbana, gerando, simultaneamente, novas oportunidades para o tecido empresarial.