A Câmara de Braga assinou um protocolo de cooperação com a Associação de Protecção Animal Abandoned Pets e com a Associação Para a Protecção de Animais Errantes de Braga que prevê a implementação do Programa de Captura, Esterilização e Devolução para Gatos.
Com este protocolo, o município disponibiliza cerca de 20 mil euros às duas associações que ficam responsáveis pelo controlo populacional dos animais errantes através da identificação, sinalização, recolha e esterilização de felídeos potencialmente adoptáveis, integrados em colónias, com vista ao seu acolhimento e adopção.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esta é mais uma medida que se enquadra nas políticas de protecção animal que têm vindo a ser implementadas pelo executivo municipal.
“Ao longo dos últimos anos temos vindo a realizar diversas intervenções no Centro de Recolha, dotando-o de maiores e melhores condições para o acolhimento dos animais errantes, lançámos o cheque-veterinário para famílias carenciadas do concelho, disponibilizámos uma viatura de emergência médico-veterinária para efectuar a recolha e o transporte de animais acidentados”, referiu o autarca, assinalando que ‘Braga um dos municípios que está na vanguarda das respostas para os animais”.
Já o vereador do Ambiente, Altino Bessa, explicou que o protocolo prevê a atribuição de oito mil euros à Abandoned Pets e 9.500 euros à Associação Para a Protecção de Animais Errantes de Braga, sob forma de cheques-veterinários, e ainda mil euros a cada uma das associações para a aquisição do material necessário à recolha e captura dos gatos.
FG (CP 1200)