Este fim-de-semana, a terra de Castelao, Dieste e Manuel Antonio, nomes incontornáveis da literatura galega em estão em destaque em Braga, com exibições de peças em Palmeira e Arentim.
A 13.ª edição do Fest’Arte, festival de teatro organizado pela Nova Comédia Bracarense, recebe a companhia de teatro mais antiga da Galiza, o Teatro Airiños, vinda de Rianxo, da Corunha, que está a celebrar 85 anos.
‘Romeo e Xulieta’, adaptação do texto de William Shakespeare, com encenação de Esther F. Carrodeguas, é a peça que pode ser vista este sábado, às 21h45, no Auditório do Centro Cívico de Palmeira.
Também este sábado, pelas 21h30, no outro lado do concelho, no Encontro de Teatro Amador de Arentim, sobe ao palco da Junta de Freguesia a peça ‘Abaixo o Aeroporto en Rianxo’ do Teatro de Balugas.
Intitulada em galego, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, a nova produção da companhia barcelense estreou no Auditório de Rianxo e apresenta a divertida comédia dedicada a essa vila piscatória da província da Corunha.
É aí que o português, o galego e castelhano se misturam na história da mais pequena comunidade portuguesa radicada na Galiza, inspirando-se na peça ‘Os vellos non deben de namorarse’ de Alfonso Castelao.
A organização do certame é do Grupo Cénico de Arentim, que este ano comemora o 50.º aniversário, sendo um dos históricos grupos de teatro amador do Minho.