A deputada do Bloco de Esquerda (BE) eleita pelo círculo eleitoral de Braga, Alexandra Vieira, reuniu com a Comunidade Inter-Municipal (CIM) do Cávado, para avaliar a aplicação do plano de apoio à redução tarifária (PART) nos transportes públicos.
No final do encontro, em declarações à comunicação social, Alexandra Vieira lamenta que, na aplicação desta primeira fase, “não tenha havido diálogo entre municípios, comunidades inter-municipais e a área metropolitana do Porto”.
“Percebemos nesta reunião que esta falta de diálogo entre entidades se deveu a duas causas fundamentais: por um lado, o atraso na chegada de informação do governo às CIMs e, por outro, às reduzidas verbas que foram distribuídas às CIMs do distrito”, afirma a deputada.
O BE, diz Alexandra Vieira, “gostaria que este plano fosse aplicado da mesma forma em todo país, garantindo o preço do passe concelhio a 30 euros, o inter-concelhio a 40 euros e o passe família a 80 euros, pelo que, na discussão do Orçamento de Estado, bater-se-á pelo reforço da verba destinada ao PART e que permita o tratamento equitativo de todos os utilizadores de transportes públicos no país”.
“É fundamental a aposta em transportes públicos colectivos pela necessidade de diminuir a utilização do transporte individual, descongestionar os centros das cidades e promover modos de mobilidade mais sustentáveis que permitam a redução da emissão de gases com efeito de estufa”, conclui.