A Coordenadora Concelhia de Braga do Bloco de Esquerda (BE) quer que a União de Freguesias de Nogueiró-Tenões explique quais as razões que levaram à decisão de desmantelar o centenário Fontenário de Tenões, situado na rua Entre Bouças.
Em comunicado ao PressMinho, o BE refere que o estado do fontanário foi discutido numa reunião da Assembleia de Freguesia, tendo a Junta sido alertada para a necessidade de limpeza da zona envolvente, dado o excesso de vegetação.
“Não se compreende, por isso, esta operação de desmantelamento do Fontanário, datado de 1887, e cujo conjunto em pedra aparelhada de granito tem valor patrimonial e afectivo, sobretudo para os moradores das redondezas”, afirma o Bloco.
Os bloquistas consideram que “a destruição de património só pode ser justificada por motivos de força maior, sendo que se desconhece que motivos são esses, pelo que aguarda que a Junta dê todas as explicações que se impõem”. E caso “não exista nenhum motivo”, defendem a recolocação do fontenário, “respeitando assim a memória do lugar e a vontade dos moradores daquela zona”.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)