A candidatura do MAS – Movimento Alternativa Socialista protestou esta quinta-feira contra “o negócio ruinoso das águas” efectuados por “todos os que estiveram” até hoje na Câmara Municipal de Barcelos.
Vasco Santos, candidato à Câmara esclarece que “o PSD, quando em 2005 entregou por 30 anos a gestão da água à empresa Águas de Barcelos, S.A (AdB) fez um contrato, como acontece por esse país fora, feito à medida
dos interesses dos privados”, afirmou durante o protesto em frente aos paços de Concelho.
“Considerou-se o consumo estimado por cada habitante superior à realidade e estipulou-se que, caso as expectativas de consumo não se confirmassem, como obviamente aconteceu, o município teria de indemnizar a empresa AdB”, acrescentou, referindo que “neste momento, a Câmara de Barcelos tem de pagar uma indemnização total de 172 milhões de euros”.
“Ou seja, o suficiente para três novos hospitais. Isto é um estrangulamento orçamental insuportável para uma câmara que tem orçamento de 70 milhões”, realçou Vasco Santos.
“A água é um recurso de todos, não pode estar nas mãos de alguns. O MAS acha que só é possível uma gestão sustentável da água se esta for pública, por isso deve voltar a ser gerida pela Câmara, sem pagar um euro a mais às AdB, que já lucraram muito à custa de um bem vital que não lhes pertence”, disse.
Acusou ainda o PS de “além de nada ter feito para resolver este problema, prometeu ainda baixar o preço da água para metade, o que não cumpriu”.
“Quem paga são os barcelenses, um terço dos quais continua sem acesso a saneamento” disse Vasco Santos, alerta para o facto de que “se ninguém confia em raposas para guardar galinheiros, não podemos continuar a confiar nos ‘boys’ do PS e do PSD para gerir a cidade.
“São estes partidos que vendem o país em privatizações a preços de saldos, transferem fundos públicos para bolsos privados, perdoam os ricos e
exigem sacrifícios aos que trabalham”, rematou,