A Associação Cidadãos de Esposende solicitou ao presidente da câmara municipal, Benjamim Pereira, um sistema de videovigilância para a cidade com o intuito de garantir “maior segurança à população e aos comerciantes.
Segundo os responsáveis da associação, a implementação de videovigilância em Esposende é justificada com os assaltos ocorridos em Novembro passado, quando, em cinco dias, foram assaltados 10 carros, duas escolas e quatro estabelecimentos.
“Uma vaga de assaltos que certamente poderia ser evitada com um sistema dissuasor que permitiria, por outro lado, apoiar as forças de segurança em posteriores investigações”, afirma a associação em comunicado, acrescentado que “a GNR realiza um trabalho notável na defesa e prevenção, mas é impossível aos homens e mulheres estarem em todos os locais”.
A associação de cidadãos sustenta ainda que “a videovigilância vai certamente trazer maior segurança, não apenas para os residentes, mas para todos aqueles que procuram Esposende como destino turístico”, referindo que com o aumento da segurança “aumenta o número de visitantes no concelho tendo um impacto directo na economia local”.