A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) alertou para um elevado risco de inundações nos concelhos atravessados pelos rios Lima, Cávado e Ave, na quarta e quinta-feira, devido à passagem da depressão Leonardo, que trará chuva intensa e persistente a grande parte do território nacional.
Portugal volta a estar sob forte instabilidade meteorológica com a chegada da depressão Leonardo, que deverá provocar vento intenso, precipitação persistente, queda de neve nas zonas mais altas e forte agitação marítima. O fenómeno afetará tanto o continente como os arquipélagos da Madeira e dos Açores, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos meteorológicos que variam entre amarelo, laranja e vermelho.
No Minho e na região do Ave, a situação é acompanhada com particular atenção devido ao risco de cheias em vários cursos de água. Segundo informação divulgada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), os rios Lima, Cávado e Ave apresentam condições para originar inundações fluviais nos dias 4 e 5 de fevereiro, em resultado do aumento dos caudais provocado pela precipitação intensa.
No caso do rio Lima, os concelhos de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima encontram-se identificados como áreas potencialmente afetadas. Já na bacia do rio Cávado, o risco incide sobre os municípios de Braga, Barcelos, Vila Verde e Esposende. Quanto ao rio Ave, a APA aponta como zonas vulneráveis os concelhos de Santo Tirso, Trofa e Vila Nova de Famalicão.
DE SUL PARA NORTE
De acordo com as previsões meteorológicas, a depressão começará a fazer-se sentir no território continental ainda esta terça-feira, inicialmente no Baixo Alentejo e no Algarve, estendendo-se progressivamente às restantes regiões. O período de maior intensidade deverá ocorrer durante a próxima madrugada, com precipitação por vezes forte e rajadas de vento que poderão atingir os 75 km/h no litoral e os 95 km/h nas terras altas.
O IPMA emitiu aviso amarelo para vários distritos do continente, enquanto nos Açores a situação é considerada mais crítica, com aviso vermelho para o grupo Ocidental e aviso laranja para os grupos Central e Oriental, onde são esperados ventos que podem atingir os 110 km/h. Na Madeira, as regiões montanhosas estão igualmente sob aviso amarelo.
Perante este cenário, a APA e a Proteção Civil recomendam especial atenção às zonas ribeirinhas dos rios Lima, Cávado e Ave, apelando à adoção de comportamentos preventivos, como a limpeza de linhas de água, a proteção de bens junto às margens e a evitação de deslocações desnecessárias em áreas historicamente sujeitas a cheias.
As autoridades mantêm a monitorização permanente da evolução hidrológica e meteorológica, não estando excluída a atualização dos avisos caso se verifique um agravamento das condições previstas.
De acordo com a informação da APA, o IPMA relata os seguintes pontos como estando em risco de inundações nas próximas horas.
3 de fevereiro – Bacias hidrográficas e municípios potencialmente atingidos por inundações fluviais:
- Rio Vouga: Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Ovar, Vagos e Cantanhede;
- Rio Águeda: Águeda;
- Rio Mondego: Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Soure;
- Rio Lis: Leiria;
- Rio Tejo: Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Gavião, Golegã, Mação, Salvaterra de Magos, Santarém, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha;
- Rio Sorraia: Coruche, Benavente;
- Rio Sado: Alcácer do Sal, Santiago do Cacém – com caudais superiores aos habituais, perigo para todas as atividades humanas realizadas no leito do rio e perigo potencial para aquelas que se realizem nas margens e áreas que se encontram inundadas.
4 e 5 de fevereiro – Elevado risco de inundações:
- Rio Vouga: Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Ovar, Vagos e Cantanhede;
- Rio Águeda: Águeda;
- Rio Mondego: Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Soure;
- Rio Tejo: Abrantes, Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Gavião, Golegã, Mação, Salvaterra de Magos, Santarém, Vila Franca de Xira, Vila Nova da Barquinha;
- Rio Sorraia: Coruche, Benavente.
- Rio Lima: Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima;
- Rio Cávado: Braga; Barcelos; Vila Verde; Esposende;
- Rio Ave: Santo Tirso, Trofa; Vila Nova de Famalicão;
- Rio Douro: Gondomar, Porto; Vila Nova de Gaia; Lamego; Peso da Régua;
- Rio Tâmega: Chaves, Amarante.






