Seis curtas-metragens de estudantes de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho (UMinho) foram seleccionadas para o 39.º Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, que decorre até 8 de Março, no Teatro Rivoli.
As obras da UMinho concorrem ao ‘Prémio Cinema Português – Melhor Escola de Cinema’, também disputado por mais sete instituições: a Escola Técnica de Imagem e Comunicação (ETIC/EPI) de Lisboa, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP), a Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, a Escola de Ensino Artístico Soares dos Reis (Porto), a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Português de Fotografia (Curso de Fotografia e Cinema) e o Cine-Reactor24i (Lisboa).
Nos últimos anos a UMinho também tem conseguido maior visibilidade para os filmes dos alunos da Ciências da Comunicação através do evento ‘Curtas CC’ e no ‘BragaCine’, que, em 2019 premiou, pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto de Ciências Sociais da universidade minhota como ‘Melhor Escola de Cinema’. Desde 2017, os cursos da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação beneficiam de um apoio trienal do Instituto de Cinema e Audiovisual.
PELÍCULAS UMINHO
– ‘Galdino Gal e a Rua’, de Bruno Peters e Tryce de Melo (12’03”)
– ‘Start Getting Bothered’, de Rafaela Gomes e Sofia Sumavielle (0’52”
– ‘Heresia’, de Miguel Nunes (5’38”)
– Riva’, de Rafaela Gomes, Claudia Rocha, Ana Margarida Nogueira, Carolina Martins e José Luís Brás (5’00”)
– ‘O Escritor’, de Miguel Nunes (2’57”)
– ‘Fugaz’, de Carina Fernandes e Joana Mafalda Gomes (3’08”)