Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) cumpriram e superaram, em 2025, a meta anual de reflorestação definida no projeto “TUBaFlorestar”, alcançando um total de 596 árvores plantadas ao longo do ano, através de quatro ações distintas realizadas em vários pontos do concelho de Braga, avança a transportadora pública de Braga, em nota enviada à nossa redação.
A primeira iniciativa decorreu a 22 de fevereiro, em colaboração com a Junta de Freguesia de Tadim, onde foram plantadas 36 árvores. Seguiu-se, a 28 de março, uma ação conjunta com a Junta de Freguesia de Celeirós, que resultou na plantação de mais 10 árvores, reforçando o compromisso local com a sustentabilidade ambiental.
A maior ação de reflorestação teve lugar a 27 de novembro, no Monte Picoto, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal de Braga, a associação ambientalista Quercus e outras empresas do concelho. Esta ação permitiu a plantação de 350 árvores, contribuindo para a valorização e preservação de uma das áreas naturais mais emblemáticas da cidade.
Já a última ação do ano realizou-se a 16 de dezembro, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, com a plantação de mais de 200 árvores nas margens da Ribeira de Castro, em Frossos. Esta intervenção teve como objetivo a recuperação ecológica da zona e a proteção dos ecossistemas ribeirinhos.
O projeto ‘TUBaFlorestar’ está integrado no Eixo 4 – Pessoas, Qualidade de Vida e Planeta, do Plano Estratégico de Sustentabilidade 2030 (PES 2030), alinhando-se com o Objetivo Estratégico 1, que promove o desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades e a proteção da biodiversidade.
Com estas ações, os TUB reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a construção de um território mais verde e resiliente, em estreita articulação com parceiros institucionais e a comunidade local.






