Pelo quarto ano consecutivo, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) apresentaram resultados positivos, com um aumento de mais de 4% da receita e um crescimento de clientes de 4,40%, tendo mesmo ultrapassado a barreira dos 11 milhões e 600 mil de passageiros transportados em 2017.
Sem qualquer aumento de tarifários, a empresa municipal fechou o ano com uma receita total superior a 6,5 milhões de euros, resultante do aumento da venda de títulos (mais 2%) e do incremento do aluguer de viaturas (mais 56%) face ao ano anterior. Em 2017, os TUB percorreram 5,8 milhões de quilómetros, tendo prestado mais de 380 mil horas de serviço público.
Para o presidente do município estes resultados são “motivo de grande orgulho para todos os bracarenses”.
“Esta empresa tem feito um percurso absolutamente ímpar que se traduz, ano após ano, no aumento do número de passageiros transportados e no aumento de receita sem que seja necessário penalizar os utilizadores com aumento de tarifários”, referiu, esta terça-feira Ricardo Rio na sessão de apresentação de resultados dos TUB.
Assinalando a “notável mudança cultural” operada na empresa, Ricardo Rio agradeceu à administração dos TUB e a todos os seus colaboradores “pela forma como têm sabido encarnar de forma positiva o processo de renovação tecnológica da cidade”.
A concretização do projecto de expansão do Parque de Materiais e Oficinas (PMO) é, segundo Rio, crucial para melhorar o desempenho da empresa, assim como a renovação da frota que, já este ano, “irá introduzir uma reforma significativa no sistema de transportes de Braga com a aquisição de seis viaturas eléctricas”.
O autarca apelou ao “esforço solidário” das estruturas sindicais que, ao manterem em vigor os pré-avisos de greve às horas extraordinárias e aos feriados, “penalizam fortemente o serviço que é prestado aos cidadãos, nomeadamente aos que residem na periferia”.
Com 340 colaboradores e 142 viaturas, os TUB possuem uma rede de 300 quilómetros e mais de 1800 paragens. Em 2017, os autocarros efectuaram 563 mil viagens, apresentando uma taxa de serviços efectuados na ordem dos 99%.