O preço dos parquímetros em Braga vai subir 20 cêntimos, passando de 80 cêntimos para um euro no caso do estacionamento durante uma hora. As avenças mensais aumentam para dez euros no caso dos moradores. Comerciantes e profissionais liberais vão pagar 20 euros.
Estas atualizações são promovidas pelos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e foram aprovadas pelo Executivo municipal na reunião extraordinária de segunda-feira. Os preços mantinham-se iguais desde 2019.
Em 2026, a empresa municipal prevê obter uma receita de 2,032 milhões de euros com os parquímetros.
PASSES DE AUTOCARRO MAIS BARATOS
Em contraponto, o novo tarifário dos TUB contempla uma redução média do passe de autocarro de 14%, o que significa uma quebra de receita na ordem dos 350 mil euros.
O passe normal de uma coroa desce de 14 para 12 euros, o de duas coroas de 26 para 24, enquanto que o de Jovem Munícipe/Estudante baixa de 10,5 e 21 euros, para nove e 18 euros, respetivamente.
Os bilhetes singulares mantêm o preço, que é de 0,75 cêntimos, se for adquirido digitalmente, e de 1,5 euros, se comprado a bordo.
Estas medidas constam do Plano e Orçamento para 2026, aprovado com os votos favoráveis dos eleitos da coligação PSD/CDS/PPM e da vereadora Catarina Miranda e a abstenção de toda a oposição (PS/PAN, Amar e Servir Braga, Iniciativa Liberal e Chega).
A proposta terá ainda de ser aprovada pela Assembleia Municipal.






