Organizadas por entidades públicas, empresas, associações e freguesias do Alto Minho são várias as ações de solidariedade destinadas a apoiar as populações afetadas pela passagem da tempestade Kristin, que provocou elevados prejuízos materiais em várias zonas do país, com particular impacto nos distritos de Leiria e Santarém.
Entre os apoios disponibilizados destacam-se materiais de construção e de proteção de habitações, como telhas, portas, lonas e tijolos. A empresa Transcoura, sediada em Paredes de Coura, enviou quatro paletes de telhas e 50 portas de madeira, destinadas a ajudar na recuperação de casas danificadas.
Também no domínio do apoio logístico, a Rádio-Luz, de Vila Nova de Cerveira, deslocou-se à região de Leiria com oito geradores em funcionamento, contribuindo para o abastecimento temporário de eletricidade em zonas afetadas por falhas no fornecimento energético.
Também a Office Total Food Brands, d e Ponte de Lima e detentora da marca de bolachas Saborosa Belgas, enviou 80 mil lanches destinados a responder às necessidades imediatas das populações mais afetadas.
Dezenas de escuteiros da região de Viana do Castelo seguiram, nos últimos dias, para Leiria, para apoiar as populações.
Paralelamente, várias freguesias do Alto Minho promoveram campanhas de recolha de bens essenciais. Freguesias como Mentrestido, no concelho de Vila Nova de Cerveira, e Cendufe, em Arcos de Valdevez, desenvolveram iniciativas solidárias para apoiar as populações atingidas, recolhendo bens alimentares, cobertores e outros materiais de primeira necessidade.
As empresas Publivez e Tiagu’s, ambas de Arcos de Valdevez, uniram esforços na entrega de paletes de lonas, numa resposta imediata às necessidades identificadas no terreno após a declaração do estado de calamidade em Ourém. A ação pretende contribuir para a proteção de habitações e bens essenciais das famílias afetadas.
Estas iniciativas refletem a mobilização solidária de diferentes entidades do Alto Minho, que têm procurado apoiar, de forma articulada, os esforços de resposta e reconstrução nas regiões mais afetadas pela depressão Kristin.
Com Alto Minho TV e Rádio Vale do Minho






