A primeira edição da DIGICOM – Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital, organizada pela Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), decorre nos dias 10 e 11 de Novembro no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.
O evento realiza-se no âmbito do Mestrado em Design Digital, da Escola Superior de Design, numa altura, afirma a organização, “ em que a era do digital é cada vez mais ubíqua e preponderante na nossa sociedade em rede e global”.
Nos dois dias, o DIGICOM reflecte sobre o papel do design e da comunicação nos diferentes meios e plataformas digitais interactivas.
A Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital, DIGICOM, desafia ainda os inscritos à submissão de artigos de excelência em várias áreas temáticas no contexto do design e da comunicação digital, tais como: web design, aplicações para dispositivos móveis, televisão digital e interactiva, tipografia e design editorial em suportes digitais, design de Identidade, entre outros temas que podem ser consultadas na página oficial do evento (www.digicom.ipca.pt).
Os artigos aceites são incluídos no programa da DIGICOM para apresentação pública e publicação no livro de actas. Procuram-se trabalhos originais e de qualidade, que “ajudem a fortalecer uma relação intrínseca entre a investigação científica, a academia e o mundo profissional”, referem os organizadores.
Eduardo Cintra Torres, professor universitário, jornalista e crítico de televisão e media é o orador principal da primeira sessão com o tema ‘A televisão actual e o seu impacto nas indústrias culturais’. Segue-se Miguel Oliveira, co-fundador da EDIGMA, S.A., que partilha a sua experiência na área do marketing e novas tecnologias.
No segundo dia, Inayaili de León Persson, senior sigital product designer da Make Us Proud fala sobre como os designers podem “manter seu sistema de design vivo”. Juanra Martin, da @DesignOnScreens defende a sua crença do contributo do design para a felicidades das pessoas.