Representantes de diversas cidades europeias estão em Viana do Castelo para conhecer um projeto de inovação urbana e aplicar algumas de suas soluções nos seus territórios, noticia a agência espanhola EFE.
De acordo com a EFE, a visita conta com a participação de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), Brest (França) e Brescia (Itália), que estão a trabalhar na adaptação das metodologias do projeto Viana STARTS aos seus contextos locais, no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia.
Citando a autarquia vianense, a agência explica que este plano prevê a transformação do antigo matadouro municipal num centro dedicado à ciência, tecnologia e artes, que funcionará como motor de inovação, experimentação urbana e desenvolvimento sustentável.
A EFE avança que no caso de Las Palmas de Gran Canaria, as soluções da Viana STARTS serão aplicadas a um projeto no edifício Cachalote, que visa criar um espaço cultural e cívico experimental – mesmo antes da conclusão das obras – que fortaleça a ligação da cidade com a economia azul e a participação cidadã.
A cidade espanhola acolhe a próxima etapa deste acordo de colaboração, com uma visita ao edifício Cachalote, antiga sede da Universidade Popular no bairro piscatório de San Cristóbal, para verificar o progresso das obras e aproveitar a oportunidade para aprofundar a cooperação entre as cidades.
De acordo com a agência espanhola, o projeto em Las Palmas de Gran Canaria tem um orçamento de 3,2 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência do Governo Espanhol.






